quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Figuras 2013 - 2014




























Desenhos e xilogravuras realizadas em 2013 e 2014, de dimensões variáveis entre cerca de 190 a 170 cm de altura por cerca de 60cm a 120 cm de largura



Neste trabalho, tal movimento se constitui no trânsito entre o desenho e a gravura, na singularidade, repetição e variação entre as figuras. Confronto o olhar sobre pessoas e outros seres em meu entorno, e a observação de sua forma e estrutura, com a experiência gráfica e a invenção de formas e estruturas em seus valores construtivos. Neste processo, a figuração se instaura como uma constante busca, na construção de formas que transitam entre o verossímil e o inverossímil em diálogos entre desenho e gravura que se faz no que é figurado e nos meios da figuração, em constante movimento de cotejamento e permeabilidade entre as imagens.
Cada figura instaura uma formulação em um processo de constante busca, em um movimento que uma figura se funda em figurações anteriores e instiga outras novas, abrindo-se ao devir. Neste movimento, as figuras, desenhadas, gravadas, e impressas em sucessivos estados de suas matrizes se transformam e se permeiam, transitando por um imaginário aberto à memória, ao sonho, ao desejo, ao devaneio.
Desenho, gravação e impressão se articulam em torno das ações de delinear, traçar, cortar e imprimir. As marcas, traços, luzes e delineamentos são sinais visíveis de um desenho mental que mobiliza um imaginário que irrompe neste processo, operando presentificações, reiterações, fantasias, hibridizações, e metamorfoses entre as figuras.
Neste sentido, cada figura propõe a materialização e constituição de uma imagem significativa em si mesma e a articulação de uma rede de relações entre as figurações em que se insere. A dimensão e escala das figuras também são significativas neste trabalho em que a figura humana ocupa um lugar axial. O uso de dimensões próximas à de uma pessoa, propõe uma relação de escala diretamente proporcional entre as figuras e o que é figurado, de modo que os atos de se posicionar e se confrontar diante da figura são constitutivos dessa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário